460
A focaccia é um hit e ninguém pode negar. Mas o que nem todo mundo sabe é que este pão aerado e saboroso pode ser finalizado de diversas maneiras. Nesta receita, a cobertura é de batata polvilhada com sal grosso. É uma camada extra de sabor e textura, que deixa a focaccia ainda mais irresistível.
Ingredientes
- 3¼ de xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
- 2 colheres (chá) de sal
- 1¾ de xícara (chá) de água morna
- 4 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal grosso
- 1 batata
- 6 ramos de tomilho
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água morna de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone. Não é necessário sovar; apenas misture até que a farinha absorva toda a água — a massa fica um pouco grudenta, é assim mesmo; não adicione mais farinha. Atenção à temperatura da água: ela deve estar apenas morna para dar início à fermentação, que acontecerá na geladeira; se a água estiver muito quente, poderá inativar o fermento.
- Coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela grande o suficiente para a massa poder crescer e dobrar de volume. Transfira a massa para a tigela com o azeite, raspando bem a vasilha com a espátula de silicone. Vire a massa de baixo para cima, com a ajuda da espátula, para que fique besuntada com o azeite — não precisa incorporar o azeite à massa, apenas cobrir a superfície.
- Cubra a tigela com filme (ou tampa) para que a massa não resseque. Leve à geladeira para fermentar por, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 36 horas — a massa vai fermentar lentamente, e a grande quantidade de água fará com que o glúten se desenvolva sem a necessidade de sova.
- Passado o tempo de fermentação, transfira a massa para uma assadeira antiaderente de 30 cm × 20 cm — se sua assadeira não for antiaderente, regue o fundo com 1 colher (sopa) de azeite. Com as mãos (ou com a espátula), espalhe a massa no fundo da assadeira — não precisa esticar para ocupar certinho toda a área, pois a massa vai crescer um pouco mais e se acomodar na assadeira.
- Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 50 minutos. Ela precisa estar em temperatura ambiente e bem aerada antes de entrar no forno.
- Quando faltarem 30 minutos para o fim do descanso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Enquanto isso, prepare os ingredientes da cobertura.
- Bata o sal grosso no pilão apenas para quebrar em pedaços menores (não é para ele virar pó). Com uma escovinha de legumes, lave a casca da batata sob água corrente e seque bem com um pano. Com o mandolim, corte a batata em rodelas bem finas (com a casca mesmo).
- Transfira as rodelas de batata para uma tigela, debulhe o tomilho e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Misture bem com as mãos para envolver as fatias de batata.
- Passado o tempo de descanso, umedeça a ponta dos dedos com água e pressione a massa sem perfurar nem rasgar. Coloque as fatias de batata sobre a focaccia, pressionando levemente sobre a massa — a ideia é que as fatias fiquem entremeadas na massa, rusticamente mesmo; não é para fazer uma placa lisa cobrindo toda a massa. Polvilhe o sal grosso, tempere com pimenta e regue tudo com 1 colher (sopa) de azeite.
- Leve ao forno para assar por 15 minutos a 220 ºC (temperatura alta), até que infle e comece a dourar nas bordas. Abaixe a temperatura para 200 ºC (temperatura média) e deixe a massa assar por mais 20 minutos, ou até dourar.
- Retire a focaccia do forno e transfira para uma gradinha (ou coloque sobre a grade do fogão) para amornar antes de cortar e servir.
OBS.: conheça seu forno. Talvez o tempo possa variar. Isso depende de seu forno ser elétrico ou a gás. Fizemos o teste num forno a gás e utilizamos o grill por 3 minutos após o tempo de cozimento para dourar.