Escondidinho de carne e polenta com abóbora

por admin

A clássica combinação de polenta cremosa e ragu de carne em versão escondidinho é perfeita para o almoço em família. A montagem em camadas facilita na hora de servir, o refratário vai direto para a mesa e não precisa de mais nada. Ninguém vai resistir.

Ingredientes

  • 250 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios (cerca de 1½ xícara [chá])
  • 1 xícara (chá) de polenta instantânea
  • 1 dente de alho
  • 3½ xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • sal
Modo de preparo
  1. Numa panela média, coloque o azeite e esprema o dente de alho — é na panela fria mesmo, assim não há risco de o alho queimar. Leve ao fogo médio e refogue por 1 minuto para perfumar.
  2. Junte a abóbora, tempere com uma pitada de sal e misture bem. Regue com ½ xícara (chá) da água. Assim que ferver, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que a abóbora fique macia. Enquanto isso, prepare o ragu.
  3. Caso a abóbora esteja cozida antes de o ragu ficar pronto, desligue o fogo e mantenha a panela tampada — assim, quando o ragu estiver pronto, é só finalizar a polenta.
  4. Com um amassador de legumes, amasse bem a abóbora dentro da panela mesmo. Junte a água restante, tempere com 1½ colher (chá) de sal e volte ao fogo.
  5. Assim que ferver, abaixe o fogo e adicione a polenta aos poucos, mexendo bem com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por mais 3 minutos, até que a polenta fique cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo ralado.
  6. Num refratário grande de 20 cm X 30 cm (que comporte cerca de 4 litros), coloque o ragu preenchendo todo o fundo. Com uma colher grande, distribua porções de polenta sobre o ragu — assim fica mais fácil espalhar sem correr o risco de misturar com o recheio. Espalhe a polenta com as costas da colher para nivelar e sirva a seguir.

PARA O RAGU

Ingredientes
  • 500 g de patinho moído
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • sal
  • 2 ramos de manjericão
  • 6 azeitonas pretas sem caroço
Modo de preparo
  1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
  2. Descasque e pique fino a cebola. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Esprema os dentes de alho. Corte as azeitonas em quartos. Lave e seque as folhas de manjericão.
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade da carne moída, em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem acumular água. Deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto e vire os montinhos com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com azeite.
  4. Volte a primeira leva de carne dourada para a frigideira, tempere com sal e polvilhe a farinha de trigo. Mexa com uma espátula por cerca de 5 minutos para desmanchar bem os pedaços e a carne terminar de cozinhar.
  5. Transfira a carne moída soltinha para a tigela novamente e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente a cebola, a cenoura e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar.
  6. Regue a frigideira com a água e mexa bem com a espátula para dissolver os queimadinhos do fundo da frigideira — eles dão mais sabor ao preparo. Acrescente o tomate pelado, as azeitonas, tempere com ½ colher (chá) de sal e deixe cozinhar até ferver.
  7. Abaixe o fogo, volte a carne para a frigideira e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o molho encorpar levemente. Desligue o fogo, misture as folhas de manjericão, tampe e reserve.
PARA DAR MAIS UMA CAMADA DE SABOR

Preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta), polvilhe a polenta com ½ xícara (chá) de queijo ralado grosso e leve ao forno para gratinar por 10 minutos. Caso seu forno tenha a opção grill, pode usar, mas fique de olho no tempo porque a polenta pode gratinar mais rapidamente.

PLANEJAMENTO

Você pode montar o escondidinho de um dia para o outro e apenas aquecer na hora de servir. Retire o escondidinho da geladeira enquanto o forno preaquece a 180 ºC (temperatura média). Se quiser, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para aquecer por cerca de 30 minutos.

PODE CONGELAR

Sobrou escondidinho? Porcione e congele. Quando for usar, deixe descongelando na geladeira na noite anterior ou descongele no micro-ondas.

Tem mais ideias aqui!